BlogBlogs.Com.Br zOnA dA RefOrmA: abril 2008
Toda quinta-feira, um novo episódio:
www.crents.com.br
Curta em: www.facebook.com/crents
Siga em: twitter.com/CrentsOficial

Será que gostos pessoais ou variedade de
estilos musicais são importantes para a Igreja?
Trecho da entrevista exclusiva com Rory Noland
no lançamento do livro A Vida do Artista
Google
 

sexta-feira, 25 de abril de 2008

zOnA # 002

Livros: melhor não lê-los.
Mas, se não lemos, como sabemos?

dIcAs # 002

Aqui vão algumas das dicas que rolaram durante o segundo programa Zona da Reforma:

Fábio
A volta do filho pródigo - Henry Nouwen
Comédias da Vida Privada - Luis Fernando Veríssimo

João
Terapia - David Lodge
Teologia do Novo Testamento - Rudolf Bultmann
Manual do Escoteiro Mirim (!)
Temor e Tremor - Soren Kirkegaard

Volney
Obras completas - William Shakespeare

Whaner
Sermões - Pe Antonio Vieira
Barsa (!)

Autores citados
Brennan Manning (em português)
Thomas Merton
G. K. Chesterton (em português)
Anselm Grün (em português)

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ditados Reformados (1)

Mais vale um pastor na mão do que dois rebelando.
*
Quem com berro prega com berro será excluído.
*
Quem com verso fere com capítulo será ferido.
*
Quem contexto fere, com críticas será ferido.
*
Casa de fofoqueiro, esperto dá com pau.
*
Igreja mole em palavra dura, tanto bate até que fecha.
*
Em terras de ego, quem queima o outro é rei.
*
Em terra de cego quem tem um olho foi meio curado.

(Por Wilson Tonioli)

sexta-feira, 4 de abril de 2008

dIcAs dA sEmAnA # Whaner

CD
Onde brilhem seus olhos - Fernanda Takai (Do Brasil Discos)
Mais conhecida por integrar o Patu Fú, a amapaense (pois é, também achei que era mineira) Fernanda Takai nasceu em 25 de agosto de 1971, em Serra do Navio, AP. Além de grande compositora e escritora (sim, ela lançou um livro de crônicas e contos publicados em alguns jornais) é uma tremenda intérprete.
Sempre gostei dos CDs do Pato Fú. Eles estão no mesmo grupo do Los Hermanos, ou seja as pessoas adoram ou odeiam o seu trabalho. Eu adoro, tanto um quanto o outro...
Acho a voz da Fernanda uma das mais belas do Brasil, está no mesmo nível da Corinne Bailey Rae, Norah Jones e, mesmo Billie Holiday (pelo menos na voz). É engraçado, se não fosse trágico, a pasteurização da música dentro da igreja, principalmente no quisito timbre de voz... Você consegue lembrar de pelo menos quatro cantoras de timbres diferentes, de tal forma que uma não pareça a Dolly da outra?
Bom, mas voltando ao CD... Produzido brilhantemente pelo Nelson Mota, o trabalho é uma homenagem à Nara Leão e possui 13 músicas que fizeram sucesso na voz da musa da Bossa Nova. Pra mim, as melhores são Canta Maria, de Ari Barroso; Odeon, de Ernesto Nazareh; Lindonéia de Caetano Veloso e Debaixo dos caracóis dos seus cabelos, de Roberto e Erasmo Carlos. Por falar nisso é muito interessante ouvir a música do Roberto Carlos prestando atenção na letra e lembrando os motivos da sua homenagem ao Caetano...
Cotação: ZZZZZ (Z - ruim a ZZZZZ - vai virar clássico)

PODCAST
242Podcast
Sempre achei incríveis as possibilidades da internet e, por isso procuro utilizar todas as ferramentas possíveis na W4 Editora. Ano passado, lançamos nosso Podcast. Foram três programas, mas com a correria e pela dificuldade em montar o seu roteiro, ele ficou meio que largado... Mês passado foi lançado o 242Podcast, um projeto do Sandro Baggio. Está MARAVILHOSO. Já dá pra sentir, desde o primeiro programa a aura do Projeto 242... Nesse aqui, tem uma entrevista com o J.Mossadihj do Sexxxchurch e várias dicas de CDs, filmes e livros, inclusive um deles a ser lançado pela W4 Editora, brevemente... Sei o trampo que dá produzir um podcast, então Sandro e equipe, vocês estão de parabéns!

LIVRO
Intolerância Religiosa e Direitos Humanos - Clemilda Anacleto da Silva e Mario Bueno Ribeiro (Editora Sulina)
Num mundo onde o extemismo religioso está em voga, essa obra é bem interessante. Traz um panorama histórico, desde as relações judaico-cristã, passando pelo Brasil do séc. XVI aos anos 20 do século passado. O capítulo sobre a relação catolicismo X protestantismo é esclarecedor. Embora o texto seja bem acadêmico é uma leitura importante para os dias de hoje.

dIcAs dA sEmAnA # Fábio

Livro
O Código da Vida, de Saulo Ramos.
Em uma autobiografia "disfarçada", o advogado e ex-jornalista traça, como fio condutor, um caso verídico e surpreendente. Entre uma revelação e outra, torna público bastidores da sua vida pessoal e da sua trajetória, profissional e política, principalmente em momentos chave da história brasileira, como a curta passagem de Jânio pela presidência, o golpe militar, a eleição de Tancredo Neves, a Assembléia Constituinte, entre outros. Claro que há outros pontos de vista sobre essa história recente do país, contestando, inclusive, as versões de Saulo Ramos, como é possível observar na crítica elaborada pela revista Consultor Jurídico. Mas, nem que seja como ficção parcial, acredito que vale a leitura das suas quase 500 páginas. No site da Livraria Cultura é possível ler o primeiro capítulo.

Filme
À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness/2006)
Não gosto muito de filmes melodramáticos. Principalmente aqueles que dão uma virada no final para que os fracos e perseguidos se dêem bem. Porém este filme não é ficção. É a história real a partir do livro autobiográfico de Chris Gardner, um camarada que correu atrás de seus sonhos - e, claro, teve muita, mas muita sorte.
A performance de Will Smith no papel principal é muito boa, porém o que destaca o filme é a atuação de seu filho, Jaden Smith, fazendo o papel de Chris Gardner Jr. (embora para o filme tenha se optado que o filho tivesse 5 anos, na história real ele tinha apenas 2 anos).
Se você conhece aquela famosa frase "nada mais pode dar errado", este é o dia-a-dia deste vendedor, abandonado pela esposa, com multas e impostos saindo pelo ladrão e que consegue uma ótima oportunidade em uma corretora de ações, porém concorrendo com mais 19 pessoas a uma única vaga e sem receber nenhum tostão no período de treinamento antes da prova final. De US$ 25 a mais de US$ 600 milhões, Gardner personifica o "sonho americano".
Em uma determinada cena do filme, lembrei do trabalho social do Projeto Integrarte, quando aparece um culto da, se não estou enganado, Glide Memorial United Methodist Church (igreja de São Francisco que mantém um abrigo para pessoas em situação de rua). Nessa cena, o pastor local - rev. Cecil Williams - faz uma "pontinha" no filme.
*
A 13ª edição do festival É tudo verdade (It's All True) termina domingo (06/04). O principal evento dedicado exclusivamente à cultura do documentário na América do Sul ocorre simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo (Cinesesc/ Centro Cultural do Banco do Brasil/ Reserva Cultural/ Cinemateca Brasileira/ Galeria Olido/ Cinemark Eldorado/ Centro Cultural São Paulo/ Centro Cultural da Juventude). Consulte a programação.
Depois, o festival seguirá para Bauru (10 a 13/04), Brasília (14 a 20/04), simultâneo a Recife (17 a 20/04) e Caxias (24 a 27/04).

dIcAs dA sEmAnA # Carlos

Livro
O ícone – uma escola do olhar [Jean-Yves Leloup] – Unesp
Jean-Yves Leloup, filósofo, psicólogo e teólogo que já foi ateu, monge dominicano e hoje é padre ortodoxo, costuma propor caminhos entre as tradições cristãs oriental e ocidental.
O livro apresenta o ícone como uma escola do olhar, porque nos ensina quem e o que foi o ícone retratado. Segundo Leloup, o ídolo nos rouba o olhar; enquanto o ídolo nos cega, o ícone nos faz ver , o ícone não se fecha no visível, mas abre os olhos ao invisível.
Boa leitura prá quem vem de uma tradição protestante reformada, porque ajuda a retomarmos a iconografia como arte valiosa, longe das proibições falsamente atribuídas pelos iconoclastas aos dez mandamentos.

Filme
Lady Vingança (2005), do sul-coreano Park Chan-Wook.
Assisti no cinema, mas saiu em DVD. Último filme de uma trilogia tida como temática da vingança. Os anteriores foram Sympathy for Mr. Vengeance (2002) e Oldboy (2003).
Em resenhas, é erradamente classificado como um filme que versa apenas sobre vingança e os extremos de seu planejamento, ou ainda sobre um suposto “desejo de matar”. Na verdade, as entrelinhas do filme apresentam um tratado sobre a necessidade humana de encontrar a expiação e redenção.
Direção de arte e fotografia sensacionais.
Especula-se um remake produzido por Charlize Theron.

Pocket show
Traditional Jazz Band na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos
Toda 6ª feira de abril. Cada noite com um tema e repertório diferentes.
Dias 4, 11, 18 e 25 de abril, sempre às 20h.

zOnA # 001

Agora é prá valer! No nosso programa de estréia os mestres-de-obras discutiram o tema que reuniu grande parte deles: a blogosfera. Confira:

Blogo, logo existo


Você também pode assistir o Zona da Reforma
no
Yahoo!Video ou no GodTube

---------------------------------------------------------------
Zona da Reforma é um programa produzido pela Confraria Ekklesial
com a participação de Carlos Eduardo Pereira, Fábio Davidson,
João Marcos Amed Ali, Sérgio Pavarini, Volney Faustini,
Whaner Endo e Wilson Tonioli.
-
As opiniões expressas são de responsabilidade de cada um de seus autores.
-
Para entrar em contato, envie um e-mail para:
zonadareforma@gmail.com
-
Agradecimento:
Bar do Ton
---------------------------------------------------------------

terça-feira, 1 de abril de 2008

Aguarde!

Sexta-feira (04 de abril) mais um Programa Zona da Reforma para você!